O PRODUTOR
BIOGRAFIA DO PRODUTOR DA PRIMEIRA IDADE: PEDRO FERNANDES DUARTE
Fundador e coordenador da produtora de cinema portuguesa Primeira Idade, a sua mais recente produção foi a longa-metragem “A Metamorfose dos Pássaros”, realizada por Catarina Vasconcelos, que teve a sua apresentação internacional no Festival de Cinema de Berlim em Fevereiro de 2020, na novíssima secção Encounters, na qual foi distinguido com o prémio FIPRESCI para Melhor Filme desta secção. O filme, apoiado pelo ICA e pela RTP, foi também agraciado com o Prémio para Melhor Filme no Festival de Cinema de Vlinius, na Lituânia, e foi selecionado para os festivais Spirit of Fire (Rússia), Cartagena de Índias (Colômbia), True/False (Missouri, EUA) e New Directors/New Films no MoMA (Nova Iorque, EUA), Jeonju (Coreia do Sul), Taipei (Taiwan), Salónica (Grécia), San Sebastian (Espanha), Play Doc (Tui, Espanha), Olhar de Cinema (Curitiba, Brasil), IndieLisboa (Portugal), entre outros.
Pedro produziu também a curta-metragem mais bem financiada de sempre do cinema português (cerca de 140 mil euros): “Coelho Mau”, realizada por Carlos Conceição, apresentada mundialmente no Festival de Cannes, na secção Semana da Crítica, em 2017, e posteriormente exibida em Clermont-Ferrand (mais relevante festival de curtas-metragens do mundo), New Directors/New Films no MoMA, e distinguida com o prémio Sophia para Melhor Curta de Ficção Portuguesa de 2017. Exibida nas salas de cinema em Setembro de 2018, comprada pelos canais de televisão ARTE (França e Alemanha) e TV Cine (Portugal).
Na curta-metragem, produziu também “Não Procures Mais Além”, realizado por André Marques, apresentado no Curtas de Vila do Conde e no Motel X, e “Ruby” realizada por Mariana Gaivão, distinguida com o prémio para Melhor Realizador no Festival de Curtas-metragens de Vila do Conde em 2019, e com o prémio para Melhor Curta Portuguesa no Festival Caminhos do Cinema Português. Foi além disso exibida no prestigiado Festival de Roterdão, no Festival du Nouveau Cinema (Canadá) e no Festival de Curtas de Palm Springs em 2020, entre outros.
No documentário, produziu trabalhos como “Cerro dos Pios” realizado por Miguel de Jesus, vencedor do Prémio do Júri do Doclisboa 2019, e do Prémio D. Quixote para Melhor Documentário Português de 2019 no Festival Caminhos do Cinema Português. E também “Fantasmas: Caminho Longo para Casa”, realizado por Tiago Siopa, adquirido pela RTP e vencedor do prémio para Melhor Documentário em Fase de Montagem do programa Arché 2018 do DocLisboa.
Ao nível das co-produções internacionais, produziu “Snakeskin”, realizado por Daniel Hui, que venceu o Prémio Especial do Júri de Documentário do Festival de Turim, o Prémio de Excelência da secção Novas Correntes Asiáticas no prestigiado Festival de Yamagata (Japão), e uma Menção Honrosa no Festival RIDM no Canadá. Foi além destes exibido também, entre outros, nos Festivais FID Marseille (França), FICUNAM (México), Lima Independiente (Peru), New Directors / New Films no MoMA (Nova Iorque), Festival de Singapura, Olha de Cinema (Brasil), Doclisboa, entre outros.
Co-produziu também a longa-metragem alemã “Fado”, realizada por Jonas Rothlaender, integralmente rodada em Lisboa, vencedora dos prémios para Melhor Realizador do 37º Max-Ophüls Preis Saarbrücken 2016 e para Melhor Primeira Obra de Ficção Alemã pela Federação de Críticos Alemães. Foi produtor associado da longa-metragem “Demons”, realizada por Daniel Hui e apresentada mundialmente na secção Forum do Festival de Berlim em 2018.
No que toca a outras distinções, foi participante do programa FID Lab 2016, do Festival FID Marseille, com o projecto “A Short Film For The Dead”, a realizar por Daniel Hui. Com o mesmo projecto, foi participante do programa Doc Station do Festival de Berlim em 2017, e com o proejcto “Aurora”, a realizar por João Vieira Torres, em 2019. Foi selecionado em 2019 para o programa Biennale College Cinema da Bienal de Veneza com o projecto “Babado”, a realizar por Camila Freitas e João Vieira Torres, em 2019. O mesmo projecto foi vencedor do Prémio FCSH para Melhor Projecto do programa Arché do DocLisboa 2019.
Produtor da ROSA FILMES entre 2011 e 2014, onde produziu a longa de ficção “A Vida Invisível” realizada pelo lendário Vítor Gonçalves, apresentado mundialmente na competição internacional do Festival de Roma, e parte da seleção oficial de festivais como Roterdão ou Edimburgo, e a longa-metragem “Deste Lado da Ressurreição”, realizada por Joaquim Sapinho, apresentada mundialmente no Festival de Toronto e presente nas listas de melhores filmes do ano na revista FILM COMMENT.
Assistente de realização de João Pedro Rodrigues na preparação, casting e reperage de “Morrer Como Um Homem”, apresentado mundialmente no programa Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2009. Em 2008, foi também argumentista de Joaquim Sapinho para a sua futura longa-metragem “História de Uma Surfista”, além de assistente de realização de Mariana Gaivão na curta “Solo”, distinguida como Melhor Curta Internacional no Festival de Montreal em 2010.
Produziu ainda entre 2013 e 2014 o programa de cinema da Fundação Calouste Gulbenkian e do Harvard Film Archive da Universidade de Harvard, intitulado HARVARD NA GULBENKIAN – DIÁLOGOS SOBRE O CINEMA PORTUGUÊS E O CINEMA DO MUNDO, com a curadoria de Haden Guest e Joaquim Sapinho, com a presença de Béla Tarr, Lucrecia Martel, Patrício Guzmán, Ben Rivers, Denis Coté, Victor Gavíria, Albert Serra, Nicolas Pereda, entre outros. Colaborador do programa de cinema SCHOOL OF REIS de Haden Guest para o Harvard Film Archive, sobre a obra e legado de António Reis and Margarida Cordeiro.
Membro da Apordoc, Associação Portuguesa pelo Documentário, da qual foi membro da Direção em 2014 e 2015. Distinguido como Emerging Producer do Festival de Documentário de Jihlava IDFF em 2015. Decision Maker do Torino Film Lab em 2015. Selecionado como Berlinale Talent do Festival de Berlim em 2016. Representante de Portugal no programa Match Me! do Festival de Locarno em 2019. Membro do júri do Festival de Kansk, na Rússia e da Secção de Filmes de Escola do Queer Lisboa em 2016. Membro do Júri do Festival de Documentário de Moscovo em 2017. Membro do Júri do Festival de Burgas em Junho de 2018. Membro do Júri do Festival Visions du Réel, Suíça, para as Curtas e Médias Metragens, em 2020.
Nascido em 1986, Pedro Fernandes Duarte é licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, que frequentou entre 2004 e 2008.